Uma Análise Profunda dos Desafios Comportamentais em Cães e Gatos
A Síndrome de Ansiedade por Separação (SAS) é um conjunto de respostas fisiológicas e comportamentais, exibidas por um animal na ausência de uma ou mais figura de apego, tornando-se um problema comportamental comumente reportado nos animais de companhia, em especial, dos cães e gatos.
Vale ressaltar que o medo e a ansiedade são estados emocionais que evoluíram por sua importante função na defesa dos organismos contra situações de risco ou de ameaça e essas emoções são altamente preservadas ao longo da evolução. Para animais que sofrem de ansiedade por separação, o vínculo com o tutor é um elemento essencial para a manutenção de sua estabilidade emocional, a separação com o tutor é um agente estressor levando à quebra da estabilidade emocional.
Compreender os sinais clínicos e os fatores causais de problemas comportamentais, como aqueles decorrentes da SAS, é de suma importância para o estabelecimento de uma relação humano-animal saudável e para a promoção do bem-estar dos animais de companhia. Sabe-se que a má compreensão das pessoas sobre comportamentos normais destes animais, leva a casos de abandono, maus-tratos, dentre outras consequências indesejáveis.
Os sinais comportamentais frequentemente relacionados à SAS são:
Compreendendo os sinais clínicos e os fatores causais de problemas comportamentais nos animais:
Tratando a síndrome de ansiedade por separação:
A SAS é um transtorno que pode ser minimizado, com um bom prognóstico de cura. Quando diagnosticada precocemente e tratada de modo adequado, o tratamento pode ser 100% eficaz. Em animais que têm suas necessidades emocionais, psicológicas e físicas atendidas, é baixa a probabilidade do desenvolvimento desta síndrome, portanto, os tratamentos visam reestabelecer o amplo atendimento de tais necessidades.
As quatro principais abordagens utilizadas para tratamento da SAS, são:
A melhoria na qualidade da interação humano-animal depende de um relacionamento saudável entre os seres humanos com seus cães e gatos, nas diversas dimensões que essa relação se expressa, física, mental e emocionalmente. Assim, é possível melhorar o bem-estar geral de ambos, tanto dos animais, quanto das pessoas que com eles convivem.
A terapia comportamental em conjunto com o enriquecimento ambiental é eficaz na redução dos distúrbios comportamentais tanto para cães quanto para gatos, consistindo em:
Em última análise, melhorar a qualidade da interação humano-animal requer esforços contínuos para compreender e atender às necessidades de ambos os lados. Ao investir em estratégias de tratamento eficazes e promover uma relação baseada no respeito mútuo e no cuidado, podemos alcançar um ambiente harmonioso para todos os envolvidos.
Referências
1. Google Acadêmico. Síndrome da ansiedade de separação
Disponível em: Site
A Dentalight atua desde 2002 produzindo e comercializando petiscos naturais e funcionais para pets. Presente em mais de 50 países nos 05 continentes sendo reconhecida pelos mais prestigiados certificados de segurança e qualidade premium do mundo. Pronta entrega para todo o Brasil.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade