Os Riscos Ocultos da Saúde Bucal do seu Cãozinho

Conhecendo a Periodontite, suas causas e consequências.

Seu cãozinho pode ter mau hálito, mas você já conhece os riscos reais por trás da saúde bucal dele? Uma das condições mais prevalentes em cães é a doença periodontal, que engloba desde a inflamação da gengiva(gengivite) até a destruição dos tecidos de suporte dos dentes(periodontite).

Uma das principais causas por trás desta condição é a placa bacteriana acumulada sobre a superfície dos dentes. Além de desencadear a doença periodontal, essa placa representa um sério risco para a saúde do seu companheiro, uma vez que os microrganismos e substâncias presentes nela e no sulco gengival podem desencadear processos inflamatórios, podendo até mesmo penetrar na corrente sanguínea e se alojar em outros órgãos, como rins, fígado e coração, causando danos prejudiciais.

Reduzir a placa bacteriana é essencial para manter uma boa saúde bucal, algumas das melhores maneiras de obter um bom resultado é com a escovação diária e mastigação.

A ausência de escovação e uma atividade mastigatória nos carnívoros domésticos têm um papel positivo no desenvolvimento da doença periodontal. Além disso, uma maneira de prevenir ou retardar o surgimento da doença periodontal é evitando o acúmulo de cálculo dentário através da mastigação, levando em consideração a inclusão de fontes minerais nutricionais nos alimentos de maneira que possam proporcionar benefícios em todas as superfícies dentárias, como exemplo, alimentos que possuem hexametafosfato e extrato de alecrim auxiliam no controle do tártaro, apresentando uma ação efetiva e significativa na diminuição da formação da placa bacteriana, sendo recomendado como uma forma complementar à escovação.

O uso de materiais que incitem ao ato de roer e mastigar, apresenta efeitos benéficos ao maximizar a remoção física de cálculo e estimular o fluxo salivar. A saliva contém agentes antibacterianos que ajudam a manter a cavidade oral limpa. Cães alimentados com rações duras e secas e com acesso a materiais mastigáveis, que requerem maior preensão e mastigação, apresentam menor evidência de doença periodontal quando comparados os que não possuem acesso a materiais mastigáveis. A melhor forma de tratar a doença periodontal é atuar na sua prevenção, de modo a reduzir a quantidade de bactérias da cavidade oral.

Referências
1. BRENDA FARIA SANTOS GOMES PARREIRA. (2018). RELAÇÃO DA PERIODONTITE COM FATORES PREDISPONENTES EM CÃES IDOSOS ATENDIDOS EM EVENTO SOCIAL NA UNIV. Em: Anais do 18° Congresso Nacional de Iniciação Científica.
   Disponível em: Site

2. ANA ISABEL ESCUDEIRO AGUIAR GOUVEIA . (2010). DOENÇA PERIODONTAL NO CÃO . UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA, Volume 01, 93 Páginas.
   Disponível em: Site

Pague com
  • Pagali
  • Pix