Você já perguntou se aquela remela nos olhos do seu cãozinho é normal? E provavelmente já se deparou com algum cachorrinho bem branquinho, mas com manchas amarronzadas nos olhos. A mancha ao redor dos olhos, principalmente no canto nasal, chama a atenção dos proprietários desses animais, que constantemente buscam solução para esse problema.
Vamos entender neste artigo o que são as remelas, o motivo de alguns cães apresentarem manchasamarronzadas ao redor dos olhos e quando devemos nos preocupar.
Mas muita calma gente! As remelas em cães podem aparecer de forma regular e não precisamente estarem relacionadas a alguma doença ocular.
O que são as remelas?
As remelas são acúmulos de muco calcificado junto às células epiteliais mortas que aparecem nos olhos. Sua função principal é lubrificar e proteger o olho contra agressões externas. Além disso, ajudam a remover partículas de resíduos ou sujeira dos olhos para serem eliminadas com maior facilidade.
As remelas constituem um mecanismo natural do corpo para limpar e proteger os olhos. Durante o sono, os cães piscam menos, a produção de lágrimas diminui, permitindo o acúmulo dessas secreções. Em circunstâncias normais, a presença de remelas em cães geralmente não é motivo de preocupação. No entanto, se a quantidade de remelas for excessiva, apresentarem uma cor anormal ou estiverem acompanhadas de vermelhidão, inflamação ou secreção excessiva nos olhos, isso poderia indicar um problema ocular, sendo necessária a avaliação de um veterinário para determinar a causa e o tratamento adequado.
Agora vamos entender as manchinhas amarronzadas ao redor dos olhos!
A síndrome da mancha lacrimal ou tingimento lacrimal, denominada epífora, é relacionada à excreção lacrimal e pode causar mancha ocular crônica de cor ferruginosa, sinal reconhecidamente de aspecto estético indesejável nos poodles e em outras raças pequenas. É uma condição muito comum em raças de pequeno porte, notadamente o poodle Toy e miniatura, bichon frisé, maltês, terrier e chihuahua. Essas raças parecem ter predisposição à afecção devido à anatomia das pálpebras e da órbita, que comprometem a drenagem da lágrima. Esse problema é mais evidenciado em cães de pelagem clara, pois o pelo e a pele na região nasal e ventral da pálpebra sofrem alteração de coloração, a falta de drenagem lacrimal pode ocasionar mancha ao redor dos olhos, principalmente no canto nasal, que chama a atenção dos tutores.
Tipos de remelas em cães:
Diante desses fatores e pensando não só na saúde bucal dos pets, a Dentalight desenvolveu o petisco Ocean Diner hipoalergênico contendo em sua composição o extrato de Eufrásia. E o que é esse ingrediente? Com base em estudos acadêmicos, o extrato de eufrásia, presente no Ocean Diner, proporciona alívio à vermelhidão e ao lacrimejamento(lágrima ácida), melhorando o conforto ocular dos pets. Possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e adstringentes. Contém flavonoides, aminoácidos, óleos essenciais, vitaminas (A, C).
Referência do estudo:
Fausto Quintavalla, Dipartimento di Scienze Medico Veterinarie, Università di Parma, 43126 Parma, Itália. Abordagens fitoterapêuticas em pediatria canina.
Lembrando que, o tratamento para as remelas em cães deve ser prescrito por um veterinário. Por essa razão, não recomendamos automedicação para o cão ou o uso de colírios caseiros de forma alguma, pois isso pode agravar a situação. Portanto, ao detectar quaisquer preocupações com a saúde ocular do seu cão, consulte sempre um veterinário de confiança para orientação e cuidados adequados.
DentaLight - Vamos além da saúde bucal.
Referências:
A Dentalight atua desde 2002 produzindo e comercializando petiscos naturais e funcionais para pets. Presente em mais de 50 países nos 05 continentes sendo reconhecida pelos mais prestigiados certificados de segurança e qualidade premium do mundo. Pronta entrega para todo o Brasil.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade