Entendendo as Remelas e Manchas nos Olhos dos Cães: Quando se Preocupar e Como Cuidar.

Você já perguntou se aquela remela nos olhos do seu cãozinho é normal? E provavelmente já se deparou com algum cachorrinho bem branquinho, mas com manchas amarronzadas nos olhos. A mancha ao redor dos olhos, principalmente no canto nasal, chama a atenção dos proprietários desses animais, que constantemente buscam solução para esse problema.

 

Vamos entender neste artigo o que são as remelas, o motivo de alguns cães apresentarem manchasamarronzadas ao redor dos olhos e quando devemos nos preocupar.

Mas muita calma gente! As remelas em cães podem aparecer de forma regular e não precisamente estarem relacionadas a alguma doença ocular.

 

O que são as remelas?

As remelas são acúmulos de muco calcificado junto às células epiteliais mortas que aparecem nos olhos. Sua função principal é lubrificar e proteger o olho contra agressões externas. Além disso, ajudam a remover partículas de resíduos ou sujeira dos olhos para serem eliminadas com maior facilidade.

 

As remelas constituem um mecanismo natural do corpo para limpar e proteger os olhos. Durante o sono, os cães piscam menos, a produção de lágrimas diminui, permitindo o acúmulo dessas secreções. Em circunstâncias normais, a presença de remelas em cães geralmente não é motivo de preocupação. No entanto, se a quantidade de remelas for excessiva, apresentarem uma cor anormal ou estiverem acompanhadas de vermelhidão, inflamação ou secreção excessiva nos olhos, isso poderia indicar um problema ocular, sendo necessária a avaliação de um veterinário para determinar a causa e o tratamento adequado.

 

Agora vamos entender as manchinhas amarronzadas ao redor dos olhos!

A síndrome da mancha lacrimal ou tingimento lacrimal, denominada epífora, é relacionada à excreção lacrimal e pode causar mancha ocular crônica de cor ferruginosa, sinal reconhecidamente de aspecto estético indesejável nos poodles e em outras raças pequenas. É uma condição muito comum em raças de pequeno porte, notadamente o poodle Toy e miniatura, bichon frisé, maltês, terrier e chihuahua. Essas raças parecem ter predisposição à afecção devido à anatomia das pálpebras e da órbita, que comprometem a drenagem da lágrima. Esse problema é mais evidenciado em cães de pelagem clara, pois o pelo e a pele na região nasal e ventral da pálpebra sofrem alteração de coloração, a falta de drenagem lacrimal pode ocasionar mancha ao redor dos olhos, principalmente no canto nasal, que chama a atenção dos tutores.

 

Tipos de remelas em cães:

  •  Remelas transparentes e fluidas em cães: aparentemente, este tipo de remela em cães é normal, especialmente nas primeiras horas da manhã. No entanto, se começarem a aumentar em quantidade, pode indicar o início de uma inflamação, infecção ou obstrução. Por isso, ser capaz de distinguir quando há mudanças na quantidade ou cor pode facilitar muito o diagnóstico e o tratamento.
  •  Remelas verdes em cães: este tipo de remela em cães pode ser preocupante em algumas circunstâncias, pois pode ser indicativo de infecções bacterianas, juntamente com vermelhidão nos o lhos e maior sensibilidade.
  •  Remelas amarelas ou marrons em cães: isso pode ser devido à oxidação das lágrimas e acúmulo de pigmentos. Também pode indicar a presença de bactérias que causam infecções oculares.
  •  Remelas espessas em cães: esse tipo de remela em cães pode ocorrer em patologias que resultam em aumento de sua produção, como reações inflamatórias, alérgicas ou obstruções.
  •  Remelas solidificadas em cães: difíceis de remover, é possível que o caso esteja relacionado a questões ambientais, como um ambiente muito seco ou empoeirado, além de outros problemas oculares.

 

Diante desses fatores e pensando não só na saúde bucal dos pets, a Dentalight desenvolveu o petisco Ocean Diner hipoalergênico contendo em sua composição o extrato de Eufrásia. E o que é esse ingrediente? Com base em estudos acadêmicos, o extrato de eufrásia, presente no Ocean Diner, proporciona alívio à vermelhidão e ao lacrimejamento(lágrima ácida), melhorando o conforto ocular dos pets. Possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e adstringentes. Contém flavonoides, aminoácidos, óleos essenciais, vitaminas (A, C).

Referência do estudo:

Fausto Quintavalla, Dipartimento di Scienze Medico Veterinarie, Università di Parma, 43126 Parma, Itália. Abordagens fitoterapêuticas em pediatria canina.

Università di Parma

 

 

 

Lembrando que, o tratamento para as remelas em cães deve ser prescrito por um veterinário. Por essa razão, não recomendamos automedicação para o cão ou o uso de colírios caseiros de forma alguma, pois isso pode agravar a situação. Portanto, ao detectar quaisquer preocupações com a saúde ocular do seu cão, consulte sempre um veterinário de confiança para orientação e cuidados adequados.

DentaLight - Vamos além da saúde bucal.

 

Referências:

  1. Unesp - Universidade Estadual Paulista
  2. Perito Animal - Link 1   Perito Animal - Link 2
  3. Emorsgate Seeds: Euphrasia officinalis – Eyebright - Acesso em 1 de julho de 2018
  4. Webmd: Eyebright - Acesso em 1 de julho de 2018
  5. National Center for Homeopathy: Euphrasia officinalis - Eyebright - An acute hay fever remedy - Acesso em 1 de julho de 2018
  6. Herbal Resource: Eyebright Health Benefits and Medicinal Uses - Acesso em 1 de julho de 2018
  7. Weleda: Euphrasia - Acesso em 1 de julho de 2018
  8. Image: Wikimedia Commons (Author: Lazaregagnidze) - Acesso em 1 de julho de 2018
  9. The Plant List: Euphrasia parviflora - Acesso em 1 de julho de 2018
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

ZUO NUTRICAO E SAUDE ANIMAL LTDA - CNPJ: 46.310.610/0001-92 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade